- _: Como se pode posicionar o nutricionista que comunica sobre ciência?

sábado, 27 de outubro de 2007

Como se pode posicionar o nutricionista que comunica sobre ciência?

Um nutricionista, muitas das vezes, funciona como um veículo de transmissão de ciência. Cada vez mais, as indústrias alimentares procuram a ajuda dos nutricionistas para comunicarem acerca dos seus produtos, de forma a que estes se tornem mais credíveis junto do público.

Muitas vezes, o nutricionista não consegue ser imparcial, falando apenas dos aspectos benéficos do alimento que está a promover, nunca tocando nos aspectos "menos bons".
Esta posição é muitas vezes criticada, uma vez que há um confronto com a ética, pois não se transmite apenas ciência, mas comunica-se em função da entidade patronal.

Recentemente a luso formas lançou uma publicidade na qual referia: "Está cientificamente comprovado: beber um litro de formas luso por dia, reduz o apetite", referindo no fim que era uma afirmação aprovada pela Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Temos que ter muito cuidado ao nos associarmos a este tipo de iniciativas. Grande parte dos consumidores confia nos nutricionistas como profissionais de saúde, e se eles dizem que reduz o apetite é porque reduz... Foi o que muita gente pensou.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente