- _: Correntes estruturalistas vs funcionalistas

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Correntes estruturalistas vs funcionalistas

Cada vez mais chegam até nós, sobretudo pela publicidade, informações acerca das propriedades e funções dos mais variados alimentos.
Esta publicidade pode-se basear em dois tipos de correntes: Estruturalista e Funcionalista.

A Corrente Estruturalista defende que os nossos comportamentos e escolhas alimentares são modulados por razões culturais e controlados socialmente. Muitos spots publicitários utilizam o ambiente social bem como figuras públicas para despertar nos consumidores a sensação que aquele produto poderá ser naquela sociedade um meio de integração e aceitação.
Nesta publicidade, a bebida alia-se à diversão!



Por outro lado, a Corrente Funcionalista defende que alguns comportamentos alimentares surgem em função dos benefícios nutricionais dos alimentos, ou seja, o marketing publicitário exalta as propriedades dos alimentos que contribuem para a saúde e bem-estar do consumidor.
Como exemplo, temos o compal vital, que demonstra que os antioxidantes, presentes naquela bebida, combatem as agressões do meio.



Estas duas correntes, podem fundir-se numa única designada de Corrente Mista. Esta conjuga aspectos sociais com os benefícios nutricionais dos alimentos.
Como se pode verificar nesta publicidade, é utilizada uma figura pública que não só incentiva o público a consumir aquele produto, mas também transmite os seus benefícios para a saúde.


1 comentário:

Pedro Graça disse...

Penso que deveria fazer uma abordagem mais aprofundada das duas correntes. Criar mais um ou dois posts onde desenvolvessem um pouco mais as vossas ideias, poi o vosso comentario actual parece um pouco vasto